As Nossas Notícias

O Sarau Gímnico tem sido um dos momentos marcantes do final do ano letivo. Este ano não foi exceção e o evento apresentou a qualidade e o entusiasmo a que já nos habituou. Durante quase duas horas, no dia 9 de junho, os alunos puderam mostrar a toda a comunidade penafidelense do que melhor se faz nesta escola no âmbito do desporto. Impressionante foi o número surpresa: pais e encarregados de educação, numa coreografia ao ritmo do rock and roll, espelharam a alegria que se vivencia nesta instituição.

 

Ver Vídeos

Na sequência de doença cardíaca súbita, traumatismos graves ou afogamento, a probabilidade de sobrevivência e recuperação das vítimas depende da capacidade de quem presencia o acontecimento, saber quando e como pedir ajuda, e iniciar de imediato Suporte Básico de Vida (SBV). A chegada de meios de socorro ao local, ainda que muito rápida, pode demorar tanto como 6 minutos!
Neste sentido, no dia 6 de junho, todos os alunos do 10.ºano da Escola Secundária de Penafiel, participaram na atividade "Mass Training", preparando-se, desta forma, para situações de emergência.
 

 




 

Ver Fotos

No dia 1 de junho, realizou-se o Ciência Paper do ensino secundário, uma atividade organizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
Nesta atividade, participaram 39 equipas de quatro alunos, das turmas de ciências e tecnologias do 10.º ao 12.º ano.Sagraram-se vencedores a equipa "A que tu quiseres" do 10ºF, com os seguintes participantes:
João Pinto, Miguel Silva, Rui Peixoto e Simão Tavares.

A equipa "Nanómeto" do 11ºC, conquistaram também o 1º lugar, na prova B, constituída pelos alunos Daniela Moreira, Eduardo Cardoso, Mariana Martins e Sofia Neto.

 

No dia 31 de maio, realizou-se a VI Mostra do Ensino profissional da Escola Secundária de Penafiel.
Um momento para todos conhecerem a oferta formativa da escola ao nível do Ensino Profissional e usufruírem da experiência com futuros técnicos e seus formadores.
Os alunos de 9º ano, de várias escolas, visitaram os laboratórios de física, química, mecânica, eletricidade, saúde e informática. A sua opção formativa futura está agora mais fundamentada.

Os alunos do ensino profissional, professores e convidados, tiveram a oportunidade de mostrar à restante comunidade o excelente trabalho que desenvolvem e a mais valia desta via profissionalizante.

 

As Competições Nacionais de Ciência (CNC) constituem uma referência na história do PmatE. São um conjunto de vinte e duas competições nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português e literacia financeira.

As CNC continuam a marcar caminhos na educação, tendo sido distinguidas em 2009 e 2011 pelos projetos europeus STELLA (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) e STENCIL (Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning), como um exemplo de boas práticas na área da educação na Europa.

Entre 127 participantes, os nossos alunos, Tiago Manuel da Silva Pinto e João Pedro de Sousa Moreira, em 2 min e 42 seg, ficaram em primeiro lugar na competição BIO12, 2016. 

Apurados nas semifinais de 5 de março, no Porto, os alunos Francisco Ribeiro, 11ºA, João Silva, 11ºA e Paulo Mendes, 11ºB, participaram na final nacional das Olimpíadas de Química Mais, que decorreu no dia 7 de maio em Aveiro.

A Escola Secundária de Penafiel arrecadou 2 prémios:

Medalha de Bronze, atribuída a João Ricardo Moura e Silva 

Melhor Prova Prática, atribuída a Francisco Manuel Barbosa Ribeiro.

Os alunos João Silva e Francisco Ribeiro foram ainda convidados a frequentar o programa de preparação para as competições internacionais (Olimpíadas Internacionais de Química, IChO, e Olimpíadas Ibero-americanas de Química, OIAQ), onde a representação de Portugal é assegurada - através do protocolo com o Ministério da Educação - pela Sociedade Portuguesa de Química, SPQ.

Os elementos selecionados para a preparação serão sujeitos a provas de mérito, tendo como objetivo a escolha dos melhores estudantes para as equipas que representarão o país internacionalmente.


 

No passado dia 4 de maio, a turma do 12º D participou num workshop subordinado ao tema "Percussão com 'Lixo'".

Durante 90 minutos, os alunos, dirigidos pelo músico da Casa da Música, Luís Arrigo, perceberam que muitos dos objetos de quotidiano se poderiam reciclar para, a partir deles, "fazer" música.

O resultado foi simplesmente admirável.

Afinal, há música no "lixo"!

 

 

 

Ver Fotos

A sessão distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, decorreu no passado dia 7 e a prestação dos alunos da nossa escola foi excelente!

Na realidade, a Escola Secundária de Penafiel foi uma das eleitas para representar o Círculo Eleitoral do Porto, o maior Círculo Eleitoral do país, considerando o número de escolas participantes. Destaque ainda para a votação em massa dos jovens deputados no aluno Nuno Brochado, cabendo-lhe, assim, a responsabilidade de representar o distrito do Porto, enquanto porta-voz, na Assembleia da República, sessão a desenvolver em maio.


 

 


 

Organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, realizou-se, no dia 19 de janeiro, a primeira edição, deste ano letivo, de Encontros Com Sentido.

O tema "Uma visão para Portugal", contou com a presença da Deputada Dra. Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, e foi debatido com os alunos desta instituição.

 

 

No âmbito do Parlamento de Jovens – Ensino Secundário – decorreu um debate, no dia 11 janeiro, com a Deputada Carla Barros. A palestrante relembrou a importância da Assembleia da República, referindo a sua constituição interna e externa.


 

Ver Fotos

Anteriores